quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cartões telefônicos - Um espaço para promover filmes

Outro dia achei alguns cartões telefônicos aqui em casa, frutos de uma mini coleção não muito desenvolvida... Tive uma surpresa ao me deparar com alguns cartões que promoviam filmes.

Com tiragens variadas, de 60 mil, 100 mil ou até 600 mil estes cartões andavam diariamente nas bolsas, carteiras e bolsos de muitos cidadãos paulistas. São cartões de 2002 a 2005, não tão antigos, mas que para a sociedade atual estão obsoletos com a revolução que o celular vem proporcionando mundialmente.

É interessante notar nas estratégias utilizadas antigamente, mesmo para aquelas que não são mais tão interessantes comercialmente (particularmente acho que não há mais promoção de filmes nos cartões telefônicos atuais, mesmo para as regiões em que o celular possui menos força) ou que são proibidas, como o caso dos outdoors aqui no estado de São Paulo.

A ideia da promoção nestes cartões é fixar a mensagem que se quer passar, afinal, você impactará o individuo a todo momento em que ele tomar a atenção para fazer uma ligação no orelhão. Porém na constituição, forma e mensagens de cada cartão que encontrei percebo diferenças. Separo em 3 linhas os formatos que foram utilizadas para a promoção de cada filme.


- Linha Cartaz: para os filmes promovidos pela PlayArte Pictures percebemos uma valorização do nome do filme, atores, acompanhado com uma imagem promocional do filme. É como uma reprodução de cartazes convencionais utilizados em cinemas ou propagandas de revista. Acompanham a data de lançamento e indicam para ir ao cinema assistir ao filme.

- Linha Colecionador: Para os filmes da Warner Bros. percebemos um formato mais lúdico na promoção do filme, com fotos das personagens e o nome do filme. São como peças para colecionadores, que disfarçam o lado promocional apresentando uma peça única e de valor para aqueles que gostam realmente de seus filmes (não por acaso, são para filmes em que as personagens já são consagradas, como Mulher Gato e Senhor dos Anéis). Interessante para o da Mulher Gato é que indicava para comprar/alugar o DVD do filme, ação visando alavancar o retorno posterior a exibição nos cinemas.

- Linha "Promoção": se assemelha a estratégias varejistas como "leve 2 pague 1" e ao meu ver foram muito mais proporcionadas pela própria companhia telefônica do que pela produtora/distribuidora do filme. Baseia-se na função ganha-ganha, em que a companhia de telefone vendia mais cartões e o filme ganhava mais espectadores. Em geral proporciona um ingresso gratuito ao se comprar o cartão que possuía maior crédito para ligações. Sem graça em termos visais nos cartões telefônicos, mas talvez efetivo para trazer mais espectadores para o filme.

Vale relembrar e analisar ações do passado. Irei buscar alguns materiais antigos na promoção de filmes para alimentar uma nova seção chamada "Nostalgia".

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