sábado, 16 de abril de 2011

É só daqui a 4 meses - mas você já sabe

Faltam 4 meses para o lançamento no Brasil de "Super 8", filme de J.J. Abrams (Lost, Cloverfield, Missão Impossível III...) e produzido por Steven Spielberg, mas já começamos acompanhar algumas divulgações nacionais.

Gostei do formato de mini-trailer (tanto em duração como em tamanho da tela) que está disponível na página principal do Yahoo.br no dia de hoje. De forma simples é possível ver um trailer teaser do filme sem precisar abrir uma nova janela ou mesmo tela.


Simples divulgação para um filme que está longe de estrear no cinema, é como um aquecimento para as ações de divulgação maiores que virão ao se aproximar a data de lançamento. Conscientizar o público acerca do filme, de modo a fixar os conceitos para que o público fique mais receptivo as ações subsequentes, este é o propósito que vejo em ações tão distantes do lançamento quanto esta.

Vejo também um efeito da globalização, que talvez tenha motivado ações de divulgação prévias no Brasil. O filme será lançado nos EUA em Junho, e com certeza irá gerar comentários, conversas e trocas de conteúdos acerca de sua essência no mundo inteiro. Em especial por se tratar de um filme de J.J. Abrams, que é apreciado globalmente por seus trabalhos anteriores, assim como Steven Spielberg, esses comentários serão motivados por uma comunidade fiel e apreciadora do trabalho destes profissionais. Já "conversar" com este público nos países que devem aguardar mais tempo para apreciar o filme, é um modo de contornar o desconforto gerado por esta janela de lançamento.

A ação poderia ser perfeita se não fosse um problema gerado pelo próprio Yahoo, que bloqueou o link direto para a página oficial do filme. Para acessar a página oficial você deve "contar com o seu próprio risco, de acessar uma página que não é segura...", fico imaginando quantas pessoas deixaram de acessar a página oficial do filme, por ler esta mensagem.


A ação no Yahoo foi simples e plausível como um teaser para um filme que está longe de estrear no país, ainda que o ideal seja diminuir as janelas globais de lançamento de filmes, ações como esta visam diminuir o desconforto da espera para o lançamento do filme que possui repercussão global, conscientizando o público sobre a essência e conteúdo do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário