sábado, 2 de abril de 2011

Filme grátis por Torrent - The Tunnel dará certo?

Os novos padrões de consumo e as novas tecnologias, exigem novas soluções para que cada pessoa seja impactada visando a compra de um produto e serviço. No cinema não é diferente, por isto acompanhamos nos últimos tempos grandes revoluções como os filmes em 3D, por exemplo.

Mas essa revolução pode ser feita de diversas formas. Cada vez é mais desafiador cativar um público ocupado com trabalho ou formas de diversão (TV, vídeo-games, pc...), informação e capaz de buscar como nunca uma melhor opção para as suas necessidades.

O filme australiano The Tunnel, com muita criatividade decidiu driblar a barreira da distribuição (dominada em sua maior parte pelas grandes produtoras mundiais), anunciando que no lançamento do filme, em Maio, ele estará disponível gratuitamente para donwload por torrent.

Entrando no site oficial ainda é possível comprar um frame do filme, por um preço ínfimo ($1,0), como que patrocinando o lançamento deste thriller de terror para o mundo. A vantagem é que um dos compradores terá participação em 1% do lucro do filme.

A Internet já provou ser uma ferramenta única na disseminação de propaganda e conteúdo, e para filmes, em especial os que possuem menos recursos de promoção ela é essencial. O filme independente de terror Atividade Paranormal teve sua fama feita através da Internet, o sucesso comercial veio através de exibições em cinemas pelo mundo inteiro, viabilizado por um contrato com uma grande distribuídora, formalizado somente pelo seu sucesso na Internet.

The Tunnel aposta na mesma linha, mas de forma mais ousada. Vender cotas é comum, distribuir gratuitamente seu produto, de forma integral (não é amostra grátis), não é comum em filmes. Um dos produtores declarou que quer criar uma audiência para o filme, uma audiência global.

Acho uma válida estratégia, porém muito arriscada, pois depende do comportamento de um público que talvez não distribua ou repasse a ideia do filme, para que ele se torne vendável. Na minha visão os produtores não estão esperando recuperar dinheiro nas cotas que estão vendendo, mas sim, na exibição em cinemas necessária para aquelas pessoas que não baixam filmes pela Internet, da mesma forma que Atividade Paranormal que entrou em circuitos e países antes inimagináveis para o tamanho de sua produção.

Muitas pessoas falando sobre o filme, pode atrair investidores e parceiros que possam ser lucrativos, esta é a fórmula. Espero que dê certo, pois seria um primeiro exemplo de forma diferenciada para que pequenas produtoras possam fornecer seus filmes para um maior número de audiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário