domingo, 20 de março de 2011

Header - Para Os Simpsons, lojas 7-Eleven se transformam

Para promover o filme Os Simpsons, em 2007, 12 lojas de conveniência 7-Eleven nos EUA e Canadá foram integralmente transformadas em “Kwik-E-Mart”, a loja de conveniência do desenho.
A ação não impactou somente os consumidores regulares da loja de conveniência, mas também muitos fãs do desenho que foram atraídos a conhecer a loja dos Simpsons. Típica ação ganha-ganha, 7-Eleven ganha mais clientes e promoção na mídia, Os Simpsons é promovido de forma diferenciada e ganha atenção para o filme.
Esse tipo de ação proporcionou de uma forma lúdica, que as pessoas vivessem e mergulhassem no jeito “Os Simpsons”, através de uma experiência única. Como um desenho consolidado, de um certo modo, as pessoas já sabem qual será o estilo do filme, pois conhecem seus personagens, seus jeitos, suas histórias. Ao ter contato com uma loja totalmente modificada e até produtos exclusivos (que só existiam em desenho) vendidos em mais 6.000 lojas 7-Eleven pelos Estados Unidos, as pessoas vivem e se envolvem com Os Simpsons. De um certo modo o interesse pelo filme pode aumentar!

Tudo isto foi realizado próximo ao lançamento nos cinemas. Ações marcantes podem criar uma percepção positiva sobre produtos, marcas, serviços e este foi o caso desta ação, que próxima ao lançamento criou percepções positivas acerca do filme, principalmente para os fãs do desenho, mas também para consumidores da loja 7-Eleven.

A loja foi toda ambientada, os funcionários foram treinados, produtos exclusivos foram vendidos, seguindo a gestalt de Os Simpsons, de um modo divertido as pessoas puderam consumir na 7-Eleven, conhecer e viver um pouco da “realidade” e do estilo de Os Simpsons, tomando consciência sobre o lançamento do filme. Em algum lugar eu li um gestor de marketing falando que foi uma ação barata para o estúdio (Fox), pois grande parte do investimento foi da própria 7-Eleven. O filme arrecadou em seu primeiro final de semana U$71,8 milhões, praticamente empatando com o seu custo de U$75 milhões, consolidou arrecadação doméstica nos EUA de U$183 milhões, recebendo avaliações positivas de modo geral. No Brasil foram mais de 2 milhões de expectadores, faturando R$15 milhões.
Entre as diversas ações de promoção do filme que foram realizadas, a transformação das lojas 7-Eleven foram impactantes, bem repercutidas não somente no EUA mas mundialmente e relevantes. O retorno em publicidade foi imenso, não somente por um momento, mas por semanas, tornando esta ação um case do marketing experiencial.

Não fica a dúvida de que uma ação neste nível somente é possível através de muita negociação e planejamento, sendo mais apropriada para franquias já consolidadas como Os Simpsons. É um modo excelente de proporcionar uma experiência as pessoas, promovendo o filme que logo iria estrear, tendo um retorno considerável em publicidade atraindo as pessoas para o cinema.


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