domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cativando o público de interesse

Entrando no Blog de Escalada, me deparei com um post falando sobre o filme 127 Horas no dia de sua estréia aqui no Brasil. Luciano, autor do blog, anunciou que em breve faria uma resenha do filme, que tem tudo a ver com o público de seu blog, afinal o personagem principal era um escalador e sua história é bem conhecida neste meio.

Mas o mais interessante para a discussão do PromoFilmes foi algo que ele com muita pertinência observou. Ele não esteve presente em uma pré-estréia aqui no país, diferentemente da pré-estréia na Espanha em que segundo ele, alguns autores de blogs de escalada e montanhismo foram chamados para assistir, criticar e DIVULGAR o filme.


Luciano acabou fazendo uma resenha positiva acerca de 127 Horas, sendo sem dúvida uma bela forma de divulgação para o público que acessa seu blog. Mas a sua colocação sobre a pré-estréia é muito pertinente em relação a cativar pessoas de interesse que possam espalhar a mensagem do filme de forma rápida, positiva e consistente.

Além de jornalistas, artistas, pessoas do meio cinematográfico, pessoas comuns (que ganharam promoções), vale reservar um espaço nas pré-estréias para aquelas pessoas que se identificam e estão relacionadas com a temática do filme e que possam ser DIVULGADORAS de sua mensagem. Para isto basta identificar as pessoas que mais influenciam as outras dentro de seus meios, e que estejam realmente interessadas na temática e mensagem do filme.
No caso de 127 Horas isto não era difícil, afinal sua temática apesar de universal é bem relacionada ao meio de aventura, natureza, escalada, sendo que muitas revistas, sites, programas de tv falaram sobre o filme. Porém não preciso falar que com a força da Internet, as pessoas "comuns" como autores de blogs, não podem ser esquecidos neste escopo, afinal, atualmente, são fortes influenciadores de pessoas.


Talvez o que se possa imaginar é que para este tipo de público, que se relaciona integralmente com a temática, o filme já esteja vendido, ou seja, estas pessoas já tem um interesse nato em assisti-lo. E eu realmente acho isto.

Porém devemos lembrar que atualmente, vivemos em uma sociedade que proporciona acesso fácil aos produtos culturais, mesmo que muitas vezes de forma ilegal, e que a lucratividade com este público que é "CERTO" pode ser corroída com os produtos piratas, downloads, reproduções caseiras, etc...

Agora vem o ponto que eu quero destacar.
Ao cativar o público de interesse, seja através das pessoas que mais influenciam este meio (autores de blogs, jornalistas, personalidades, etc) ou com atividades e ações diretas para este público, você incentiva o consumo regular do filme.
No caso, o Luciano do Blog de Escalada, incentiva integralmente para que as pessoas assistam 127 Horas no cinema!

A fórmula é simples:
As pessoas que se interessam pelo filme e que se identificam com a sua temática/história, querem que este de certo. É uma relação de carinho e que pode proporcionar novos trabalhos que os agradem, novos filmes que representem seus estilos de vida, valores e aspirações.

Fica minha visão, sobre convidar também para as pré-estréias, pessoas que estejam integralmente interessadas e relacionadas a história e temática do filme, que possam espalhar positivamente a mensagem (fortalecendo o boca a boca) incentivando o consumo regular e lucrativo, e que apesar de não serem de meios de comunicação tradicionais são fortes influenciadores do público-alvo do filme.

Um comentário:

  1. Olá Helder.

    Fiquei muito honrado de poder também ser matéria de outro blog.

    Como um cara meio cricri fiz questão de antes encontrar onde li que na espanha Bloggers foram convidados para uma pre-estréia de 127 horas. http://www.marca.com/blogs/cordada-virtual/categoria/montanismo/ e isso é um dos que foi selecionado. Há mais, porém não estive com tempo de procurar mais. A lista de blogs internacionais no blogroll do Blog de Escalada é enorme (200 blogs).

    Fico satisfeito que tenha acessado o blog. Quanto amis você puder ajudar melhor. Tomei a liberdade de anexar ao blogroll de "blogs interessantes" o seu blog.

    A cada 2 semanas faço uma crítica de algum filme de escalada lançado no mercado. Já faço este trabalho a cerca de 3 anos. Pois os filmes de escalada são muito específicos, e hoje são disponpiveis para Download. Por hoje haver muitas notícias a se postar no blog, não colocarei a critica do filme que vi neste Fim de Semana.

    Faço também uma cobertura única do Festival de Filmes de Montanha que NENHUMA revista, ou blog de revista, fez até hoje. Até mesmo os realizadores procuraram fazer eles mesmoa divulgação paor midias sociais devido à morosidade (e as vezes descaso) das midias tradicionais com eventos deste tipo.

    Achei interessante seu comentário de divulgação, e acredito que aqui no Brasil por ter os gerentes de empresas (verdaeiros chefetes) apegados à Burocracia e conceitos de livros editados a 20 anos atrás quando não havia a internet como hoje não acreditam nas redes sociais. Hoje , por exemplo, meu blog possui por mês uma visitação de 10000 ip´s únicos por mês. Muito mais que algumas revistas de esportes de natureza.

    Mas mesmo assim quem trabalha com isso ainda insiste em não anunciar na internet, não fazer promoções de compra coletiva e nem promover liquidações relâmpago usando as midias sociais. É mais ou menos um vovô que acha que a internet ainda é a modem 28800 como a 15 anos atras.

    Tive também a liberdade de agora fazer avaliações de produtos em video de 2min, para saber a qualidade de produtos vendidos aos interessados. O retorno foi fantástico sendo que houve cerca de 2000 acessos por video produzido. Resumindo : são 2000 interessados no produto que visualizou e pode ter feito optar pelo produto. Isso porque foi uma pessoa DO ESPORTE que realizou, e não uma produtora de videos qualquer.

    Li também outros posts no seu blog... Achei muito bem escrito, e quisera eu ter tanta elegancia assim para escrever como você. Está de parabéns.

    Caso queira trocar mais idéias sobre o assunto, aqui não faltam idéias.... Pode entrar em contato.

    abs

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