terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sponsored do Facebook - Um Quizz simples e marcante

O sponsored da rede social Facebook fica ao lado direito da tela, sempre presente quando você acessa a página da rede. Muitas vezes passo despercebido por esta parte, porém algumas vezes fico instigado a interagir com esta área (e com as marcas) por algo que me chame atenção.

Na última semana o que me instigou foi um quizz simples "O que te daria forças para continuar?" Opções: Família, Amigos, Ter de entrar no Facebook (irreverente, rs).
Mesmo sabendo que se tratava de algo promocional do filme "127 Horas", pela foto de James Franco, o que mais me instigou foi saber o que as outras pessoas responderam a esta profunda questão.

Fiquei feliz ao saber que a maioria, assim como eu, valoriza a família como base para continuar a batalhar a vida! E fiquei fascinado pelo tipo de interatividade que esta ferramenta proporciona.

Simples, interessante, divertida, e totalmente congruente com a temática de "127 Horas".
Após a resposta, havia uma breve chamada sobre o filme, um play que logo abria o trailer e um "Like" da página do filme (viralizando a ação para os amigos do usuário).
Pronto!!!


Considero que a escolha desta ferramenta, proporcionou uma comunicação interativa e direta com as pessoas, em torno de um contexto descontraído (através de um quizz), mas ao mesmo tempo profundo, remetendo aos valores pessoais de cada um e instigando para uma história de superação que é a de "127 Horas".

As redes sociais permitem isto! Uma comunicação in context, em que as pessoas possam expor seus valores e opiniões de modo simples, se aproximando da tão desejada (e ainda utópica) comunicação bilateral entre "empresas x consumidores".

Além de permitir uma interação do usuário, mesmo que não individualmente, este tipo de ferramenta pode ser um parâmetro para medir a força deste tipo de mídia.
Afinal, alguém discorda que se a opção "Ter de entrar no Facebook:" fosse a mais votada, ou sabotaram a pesquisa, ou o interesse deste público em ver um filme como "127 Horas" provavelmente seria bem menor?
O que quero dizer é que este tipo de ação permite denotar um pouco os valores das pessoas que participaram da ação, e assim sucessivamente, a cada novo participante. Permite uma resposta mais clara sobre este tipo de ação de mídia, proporcionando melhores ações para este e próximos filmes e segmentando os usuários deste recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário