terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O poder do reconhecimento

Hoje foi anunciado que o filme "Lixo Extraordinário", documentário brasileiro e inglês, irá concorrer ao Oscar 2011 de melhor documentário.

Este anúncio gerou na mídia nacional algumas matérias especiais, inclusive uma chamada no Jornal Nacional (programa jornalístico televisivo de maior audiência no país) e em alguns sites, como da própria Globo, Yahoo, Folha e MSN.

Se queremos falar de alcance em uma divulgação, esta situação é um belo exemplo. Os meios de massa tomaram atenção para este fato e o divulgaram para os diversos públicos os quais conseguem atingir com suas plataformas, mais do que a indicação ao Oscar, o filme foi divulgado para a massa.

Fica claro ao se observar o histórico de "Lixo Extraordinário" que a premiação do Oscar tem muito poder, sendo ainda referência para a maior parte das pessoas e para a mídia, como reconhecimento de qualidade (filmes que ganham o Oscar são bons), isto pois este documentário já ganhou diversas premiações e reconhecimento ao redor do mundo.


Mas, em termos de marketing e divulgação o que podemos observar em relação a indicação ao Oscar e sua repercussão na mídia?

Para mim, duas coisas, trabalho de Relações Públicas e uma ou mais figuras que possam levar a mensagem do filme para o mundo.

O primeiro ponto é que este tipo de divulgação não existe sem uma boa relações públicas, que possam auxiliar na abordagem da mídia sobre esta pauta. As relações públicas podem fornecer informações sobre o filme, manter contato estreito com os jornalistas, fornecer material exclusivo e relevante para as matérias e formalizar entrevistas com os envolvidos no filme.

Último ponto este que é a segunda questão que quero destacar. O filme precisa de uma ou mais pessoas que possam levar a história além do que é exibido nas telas. No caso temos algumas pessoas, que por sua relevância no filme levam essa mensagem, que são os personagens centrais Vik Muniz e Tião. Vik por ter seu trabalho envolvendo fotografia e valorização social exposto no filme é o grande mensageiro da história e Tião por ser o herói e personagem central, é a "materialização" deste trabalho.

Creio que documentários envolvem questões mais profundas do que simplesmente contar histórias, pois buscam retratar uma realidade visando expor alguma situação e alguma modificação na sociedade, e neste caso a massificação deste tipo de filme é a melhor estratégia, afinal quanto mais gente conhecer o filme mais gente impactada por sua história. Uma indicação ao Oscar é o reconhecimento de um trabalho bem feito, e algo que atraí a maior parte das pessoas em relação a filmes, a divulgação deste momente tem de ser muito bem explorado, massificar esta informação é a forma de conscientizar e gerar interesse pelo filme, trabalho bem feito no caso de hoje, com Lixo Extraordinário.

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