domingo, 30 de janeiro de 2011

Blu-ray + DVD - Salvando o retorno financeiro

Essa semana me deparei com um anúncio do filme Encontro Explosivo, com Cameron Diaz e Tom Cruise, em um destes jornais de distribuição gratuita.

Os jornais de distribuição gratuíta vem ganhando mercado de mídia, pois estão crescendo em sua distribuição e aceitabilidade. As pessoas estão se acostumando a não pagar para se atualizar diariamente, e a todo dia receber um conjunto de informações selecionadas como relevantes para serem destacadas. Eu, um monte de gente do meu trabalho e conhecidos, todos os dias pegamos nossos jornais.

Os jornais de distribuição gratuita são a prova viva de que os meios tradicionais (de papel) não estão mortos com a crescente força da Internet. As pessoas ainda gostam de ter nas mãos algo para folhear e principalmente não gostam de ter que ficar procurando em um monte de lugares as informações que creem ser relevantes, elas querem facilidade. Apesar de muitos portais estarem caminhando neste âmbito, a Internet ainda não proveêm esta facilidade tanto quanto um jornal de confiança, afinal para ler cada matéria na Internet, você tem que clicar e voltar e avançar, enquanto em um impresso você facilmente visualiza diversas matérias. Bom, para mim a Internet é extremamente relevante para informações de nicho e caminha para as informações de massa.

O que interessa é a veiculação do anúncio do filme neste meio de distribuição gratuíta que visa massificar a conscientização sobre o filme deste dois astros. Aliás pelo anúncio fica claro que o apelo está integralmente na presença de Cameron Diaz e Tom Cruise.

Sabemos que a presença de atores consagrados são fatores de atração para as pessoas, pois elas confiam na atuação deles e nos projetos em que eles se envolvem, sendo assim um bom apelo na divulgação de filmes, em especial para aqueles filmes em que a história não é muito desenvolvida ou já é "batida".

A divulgação é integralmente sobre os formatos de exibição caseiros (Blu-ray e DVD). Sabemos que o filme não foi sucesso de bilheteria (consolidando momento de crise na imagem do astro Tom Cruise), sendo os formatos em Blu-ray e DVD a esperança de uma recuperação financeira deste filme, que não teve um orçamento tão baixo (US$117 milhões).

Os mercados emergentes, como o Brasil, tem muita importância para um retorno financeiro de filmes que não dão certo nos EUA. Por isto, massificar a informação em um jornal de distribuição gratuíta, e em outros meios, certo? Sim, massificar para vender a um maior número de pessoas possíveis e obter um bom retorno financeiro.
Fica uma observação pessoal. No esforço para ter bons resultados nas vendas de Blu-ray e DVD a Fox vem adotando uma forma um tanto quanto estranha. Tanto para Encontro Explosivo, quanto para alguns outros filmes, ao comprar o Blu-ray você leva também o DVD.
Observei isto em algumas lojas, após ver diversos Blu-rays da Fox com esta "promoção".
Na verdade, não sei qual é a vantagem para o consumidor de tem um Blu-ray e um DVD de um mesmo filme. Realmente gostaria de saber se este tipo de ação representa um incremento de vendas ou qual é o motivo deste tipo de estratégia. Fica a observação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário