quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estimulando o boca a boca de filmes: divulgação para públicos específicos

Li uma matéria interessante no Movie Marketing Madness que fala sobre como os estúdios estão promovendo seus filmes para públicos bem específicos, visando gerar um boca a boca positivo.

Esses públicos de interesse em geral estão conectados com a temática dos filmes que estão sendo promovidos. No caso dos EUA, um país bastante militarizado, os militares representam um importante segmento para os filmes de guerra e que envolvam ações militares.

Então o que os estúdios fazem?

Exibições especiais (tempos antes do lançamento do filme nos cinemas comerciais) nos quartéis militares. Em geral os quartéis de lá são bons para receber este tipo de evento, pois possuem salas de cinema que podem abrigar mais de 600 pessoas. Desta forma o custo deste tipo de ação é consideravelmente baixo, para causar impressão positiva em um público de interesse para o tipo de filme exibido.

Quem melhor para promover um filme de guerra, do que um militar?

Isto também aumenta a exigência pela qualidade da narrativa e em especial da reprodução da realidade que está exposta no filme, ou seja, este público é mais exigente em relação ao produto filme que se enquadra a sua realidade. Por isto esta ação só é válida para os filmes em que se tem confiança na qualidade da abordagem do tema principal. Imagine um boca a boca negativo deste público?

Este modo visa estimular positivamente os comunicadores e líderes de opinião que tem propriedade para falar sobre determinado tema. São estas pessoas que disseminam (pelo menos inicialmente) um ideia, produto, lugar, serviço ou filmes.

Este tipo de ação, não é restrita aos militares, filmes religiosos podem e são exibidos para o clérigo religioso, visando gerar um boca a boca positivo, por exemplo. Ainda assim, tratando a ocupação das pessoas como fator para segmentação, e a reunião deste grupo em determinado local (facilidade de acesso para a exibição especial) como fator para viabilidade da ação, imagino diversos outros segmentos aonde este tipo de ação pode ser viável.
A temática e o público podem convergir, médicos, professores, hoteleiros, pescadores, esportistas e por que não cárceres (presos), podem dissiminar informação de forma relevante para determinado tipo de filme, gerar um boca a boca que refletirá nos resultados do filme.

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