quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Festival filmes de aventura e ação - Rocky Spirit 2011

Trabalhar com nicho é fundamental. Ás vezes os produtos são tão específicos que atingir um público não faz parte de uma estratégia global, mas sim é a estratégia inteira de determinado produto, filme.

Acompanhei o festival de filmes de esportes de aventura Rocky Spirit, que aconteceu este final de semana em São Paulo. Bem especial, o festival foi uma reunião de filmes de aventura que dificilmente chegam de forma oficial aqui no Brasil, por isto, foi muito importante para aqueles que praticam esportes de aventura e apreciadores dos filmes deste tipo.


O evento, organizado pela editora Rocky Mountain, mostrou que existe público para este tipo de filme apesar de ainda ser tímida a adesão aos eventos. Houve duas partes, foram duas exibições pagas em um cinema na Av. Paulista e duas exibições gratuitas no Pq. Ibirapuera. As exibições pagas não lotaram as salas do cinema e não consigo mensurar se o retorno foi bom ou ruim, já as exibições no parque considero que foram bem recebidas, com uma média de 500 pesssoas por dia. As exibições gratuitas foram também o espaço para a divulgação dos patrocinadores (Sabesp, Oakley e Governo do Estado de São Paulo) que fomentaram financeiramente o evento. Você pode ver uma entrevista sobre a organização no Blog de Escalada, clique aqui.

Sinto que faltou um trabalho mais próximo de divulgação em espaços aonde se encontram este público alvo. Por exemplo, não vi nenhuma divulgação na academia de escalada que frequento e isto talvez poderia ter ajudado em uma maior adesão ao evento. Um maior uso das redes sociais também poderia ter sido explorado. O fato é que este foi o primeiro evento, de muitos que virão, então há um aprendizado em como lidar e atrair este público alvo expressivo economicamente e apaixonado, tanto por esportes como por filmes. É lindo ver os filmes de esportes de aventura e ação tendo um espaço em São Paulo e mesmo no Brasil e eventos como este são muito importantes para este tipo de produção cinematográfica ganhar mercado e atrair novos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário