quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hotsite - As viagens de Gulliver

O MSN Brasil é a minha página inicial. Ao acessar a Internet hoje, pela primeira vez no dia, me deparei com este destaque do filme “As viagens de Gulliver”. Atrativo, impactante, com uma foto do ator Jack Black em curiosa situação. Considero uma boa forma de instigar o interesse das pessoas, primeiro por estar em destaque em uma página que é o “acesso diário” ou até “primeiro acesso diário” de muitas pessoas, segundo pelo fato de um astro do cinema (Jack Black) estar em uma situação bem inusitada.

Ao clicar, você será direcionado para um hotsite do MSN sobre o filme. No hotsite podemos saber a data de lançamento e que o filme é em 3D. Estas duas informações são bem relevantes, em especial o fato de que o filme é em 3D, ainda novidade no mundo atual do entretenimento, sendo atrativo que para muitos somente nos cinemas está disponível (devido ao fato de televisões 3D estarem ainda muito caras) e sendo a data de lançamento um informativo de disponibilidade, desta forma as pessoas podem se programar para assistir a este filme no cinema. A exibição nos cinemas ainda representa uma importante fatia de faturamento para a indústria do cinema.

O hotsite possui algumas seções interessantes como personagens, galeria de fotos, jogos (em inglês) e downloads (em inglês). Em minha concepção, os jogos e downloads são as partes mais interessantes do site, cada vez mais utilizados pela indústria do entretenimento, visam fixar o nome e o conceito do filme através de formas lúdicas (jogos) e de presença constante (downloads, papéis de parede). No caso como todos estes materiais estão em inglês, pode existir uma falha no objetivo de fixar o nome ao público brasileiro, porém ainda assim representam o conceito do filme.

Em estratégias como esta, nem tudo são flores. Ao buscar uma parceria com o MSN, da Microsoft, fica-se preso aos recursos que são disponibilizados por eles, inclusive ao de armazenamento de vídeo.
No vídeo do TRAILER depois de clicado o play travou logo aos 10 seg. o que é um fator negativo para o ciclo experiencial que as pessoas que acessam ao hotsite estão vivenciando.
Estas questões técnicas são normais, e são diversos os fatores que exercem influência sobre isto, sendo que não cabe colocar a culpa somente no player da MSN/Microsoft. Porém ao se desenhar uma estratégia de divulgação online, esta questão deve ser cogitada. Não se pode negligenciar fatores como qualidade do vídeo, qualidade do “buffering” (carregamento) do player, facilidade de reprodução e até mesmo de compartilhamento do vídeo.
A questão não foi negligenciada, o hotsite indica para um canal oficial no YouTube, que no momento disponibiliza dois vídeos, o trailer e um spot de TV. Diversificar os canais de contato com as pessoas de forma condizente é algo positivo. Digo condizente, pois deve estar em um canal que atinja ao público alvo, não necessariamente em todos os canais que estejam disponíveis no mercado, e que possa servir como alternativas de contato as pessoas que se interessam pelo filme.

O hotsite ainda indica para um página oficial do Facebook, não se pode barrar o compartilhamento de conteúdos, afinal a interligação entre as pessoas através das redes sociais é cada vez mais frequente. Para filmes, o boca a boca é essencial e o compartilhamento de conteúdos é no mundo online uma forma de boca a boca. Ponto positivo para o recurso utilizado!

Existe também uma página oficial, porém considero-a muito pesada, visto que na terceira tentativa de acessá-la parou em 33% de carregamento, desisti e não posso comentá-la.

Considero a estratégia de hotsites em portal de renome como o MSN.com.br, algo positivo para a divulgação de filmes. No caso do filme “As viagens de Gulliver”, creio que a FOX acertou na escolha desta forma de divulgação e em recursos como YouTube e Facebook, porém pecou em algumas outras divulgações relacionadas, como em site oficial (que não funcionou), seção jogos e downloads e vídeo no hotsite.

As viagens de Gulliver
14 de Janeiro nos cinemas

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