domingo, 6 de fevereiro de 2011

As redes sociais - facilitando o boca a boca

Hoje me deparei com uma divulgação de uma nova rede social para quem gosta de cinema. A ideia do Moovee.me é que cada pessoa possa falar sobre filmes, saiba o que os seus amigos estão comentando e opinando, e que possam decidir o próximo filme que irão assistir.

As redes sociais são as meninas dos olhos na atualidade, as pessoas estão passando muito tempo do seu uso na Internet neste tipo de atividade (sociais). A regra é simples, aonde as pessoas estão, mais investimentos são alocados, e então surgem novos tipos de redes sociais tentando ganhar espaço e as redes sociais já consolidadas ganham mais força.

A decisão sobre em quais redes sociais investir para promover determinado filme, deve estar alinhada a um bom planejamento que considere principalmente o público alvo e os objetivos comerciais estabelecidos.

Deve-se sempre ter em mente que nas redes sociais às vezes não é necessário um investimento específico, pois as próprias pessoas podem ser os multiplicadores para o sucesso de um filme, divulgando material que considerem interessante. O boca a boca é facilitado, sendo importante que os materiais de apoio sejam bem construídos. Material de apoio considero os trailers, resenhas, sites, aplicativos, e qualquer tipo de material que possa ser disseminado nas redes sociais e que sejam de divulgação do filme. Sobre eles que grande parte dos esforços devem ser alocados em uma produção condizente e relevante, visando gerar o máximo de interesse do público alvo.

Creio que as redes sociais tornam-se cada vez mais, grandes aliadas para os filmes que possuem uma boa constituição de produto e de estratégias de promoção. Isto por que as pessoas passam a ser multiplicadoras do que consideram interessante, de forma muito mais simples e interativa, como nunca a indústria do cinema e de outras indústrias viram. Um vídeo, uma música, um site, e principalmente opiniões, navegam pelo mundo a cada segundo, e as pessoas cada vez mais recebem e processam estas informações.

Não entrarei na discussão sobre o excesso de informações que um usuário de redes sociais está sujeito, e o quanto disto ele realmente presta atenção de forma que o impacte fortemente, o que falo é que o material está a sua disponibilidade, basta ele ter contato, ele pode disseminar.

As redes específicas para filmes são interessantes, porém a cada ano devem surgir um monte de redes com propósitos semelhantes. Eu mesmo não sei o número de redes e sites que possuem o mesmo propósito do moovee.me, e não sei definir uma rede ou um site que seja o mais usado ou consolidado. Como última observação, as redes e sites específicos de filmes, como focam somente neste "tema", consolidam a atenção dos usuários para os filmes, sendo muito relevante para os lançamentos visto que podem colocar em pauta para as pessoas, qual será o próximo filme que estes irão assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário